segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Entendendo o Joomla


  Joomla é um CMS que ajuda a resolver um problema muito comum, que é o custo de se criar e manter um web site ou web portal razoavelmente complexo, repleto de recursos e conteúdo e que tem que ser mantido por várias pessoas com pouco ou nenhum conhecimento técnico. A forma tradicional de se produzir um website ou web portal é a de se utilizar uma equipe de designers e programadores para construir o site e publicar o conteúdo. Os autores e editores de conteúdo ficam na dependência do pessoal técnico para conseguir publicar seu material no dia a dia. Acrescentar novos recursos envolve bastante tempo e dinheiro. O Joomla  foi criado a partir do CMS Mambo, que assim como outros CMS foram criados para ajudar a aliviar este problema, permitindo que um website ou portal razoavelmente complexo seja criado com um rapidez, baixo custo e eficiência impossíveis de serem obtidos através do desenvolvimento tradicional, partindo “do zero”. Assim somente com algum treinamento na utilização do “frontend”. Finalmente, pessoas leigas em webdesign poderão ser os autores, editores e publishers do Joomla, poderam criar, editar e publicar artigos quando desejarem e sem entender nada de HTML e linguagens de programação
   Adicionalmente, permitem que usuários leigos em webdesign  possam contribuir com conteúdo diretamente sem precisar de intermediários. Além de ser extensível um CMS possue recursos pré-programados e prontos para ser utilizados, tendo uma  grande parte das funções básicas  necessárias para fazer funcionar o website/portal comuns e previsíveis, tais como login de usuários, criação , edição e publicação de conteúdo, publicação de banners de propaganda, etc.
CMS é um acrônimo para Content Management System ou Sistema Gerenciador de Conteúdo. Atualmente o emprego mais popular desta sigla se refere especificamente ao gerenciamento de conteúdo web. Um CMS serve para ajudar você a criar um web site ou um web portal de forma rápida e eficiente. Até mais importante, serve para ajudar a publicar e administrar conteúdo web mais facilmente, inclusive por pessoas não técnicas tudo isso à partir de uma “base” já pronta. Sendo assim algo muito mais sofisticado do que um “modelo de website”, pois é um sistema que permite a criação, armazenamento e administração de conteúdo web de forma dinâmica, através de uma interface do usuário via web, não um mero conjunto de páginas HTML estáticas.
Como nada é perfeito e como não poderia deixar de ser, a utilização de um CMS apresenta algumas desvantagens. Como em todo framework, trabalhar com um “modelo” pré-concebido implica em aceitar algumas características, restrições ou limitações desse “modelo”. Por exemplo, o CMS Joomla foi escrito em PHP e utiliza o banco de dados MySql, fatos que podem ser problema para alguns usuários. Por outro lado, os ganhos em produtividade e custo são enormes e, para uma grande parte dos casos, tornam essas limitações preocupações secundárias. A maioria dos CMS populares estão disponíveis na forma de software livre o que praticamente elimina os custos com licença de uso e garantem o acesso ao código-fonte.
Outro ponto positivo á a presença de comunidades online crescendo em volta desses sistemas  que faz com que a mão de obra disponível torne-se cada vez mais abundante.
O joomla foi escrito com PHP e MySql, dois dos softwares opensource mais populares da Internet , portanto para sua utilização o local onde você irá hospedar o seu site deverá ter suporte a esses softwares ,algo que é muito comum, principalmente para hospedagem em Linux). Após o upload e execução do script, a administração do site é feita através do recomendado browser Firefox. A equipe por trás do Joomla, composta por membros chave criadores do Mambo, está fortemente comprometida com o projeto e está disposta a modernizar o software continuamente. Joomla é um software livre e não há perspectiva de mudança com relação à isso ou seja, vai continuar disponível gratuitamente.

 GLOSSÁRIO

  • CMS : Um Sistema de Gestão de Conteúdo - SGC, (em inglês Content Management Systems - CMS), é um sistema gestor de websites, portais e intranets que integra ferramentas necessárias para criar, gerir (editar e inserir) conteúdos em tempo real, sem a necessidade de programação de código, cujo objetivo é estruturar e facilitar a criação, administração, distribuição, publicação e disponibilidade da informação. Sua maior característica é a grande quantidade de funções presentes.

  • Frontend: Os usuários com acesso ao “frontend” podem criar conteúdo diretamente no próprio site, pois ao se “logarem” o Joomla oferece a opção de criação de conteúdo. Assim, usuários autores podem ser treinados e contribuir com seus artigos diretamente, sem depender de nenhum webdesigner.
  • Acrônimo: É uma  sigla, ou palavra formada pelas letras ou sílabas iniciais de palavras sucessivas de uma locução, ou pela maioria destas partes. A palavra acrónimo deriva do grego e são especialmente úteis nas telecomunicações, uma vez que permitem condensar várias palavras em poucas letras, poupando largura de banda e, em alguns casos, dinheiro.
  • Framework: é uma abstração que une códigos comuns entre vários projetos de software provendo uma funcionalidade genérica. Um framework pode atingir uma funcionalidade específica, por configuração, durante a programação de uma aplicação



Um comentário: